ENSINO


Educação Infantil

Diante de um projeto educacional baseado nas escolas italianas, os ambientes do infantil se apresentam com propostas inovadoras e layout moderno.

Ao todo são 10 ambientes denominados ESPAÇOS EDUCATIVOS:

É no ATELIÊ que acontecem os encontros de exploração artística baseado na abordagem das CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA, da cidade de Reggio Emilia. Além das artes plásticas e música, dezenas de materiais estão à disposição das crianças para instigá-las ao conhecimento e criatividade.

VIDA PRÁTICA, as crianças são estimuladas a participarem das rotinas da escola, exercitando cuidados consigo mesmas, com o ambiente e com os outros.

COPINHA – Neste local as crianças preparam diariamente os alimentos servidos no lanche, sempre com o acompanhamento da merendeira que os orienta quanto à higiene e cuidados de segurança no preparo. As crianças colocam a mesa e depois lavam, secam e guardam os utensílios. A COZINHA é um outro espaço, onde as crianças coletivamente preparam as receitas com as professoras.

SENSORIAL, desenvolvimento dos sentidos, através de materiais, dinâmicas e exploração do espaço.

CAIXAS DE LUZ – ferramenta importante para exploração de qualquer objeto, a mesa de luz, espelhos e lanternas trazem à tona novos pontos de vista para o mesmo material.

LINGUAGEM e ALFABETIZAÇÃO – espaço preparado com mesas individuais e coletivas, tapetes, lousas e jogos para o exercício da leitura e linguagem escrita.

MATEMÁTICA – com materiais especialmente elaborados para o desenvolvimento do raciocínio, este ambiente proporciona rica estimulação da matemática, incluindo formas geométricas mais complexas.

HORTA – 300 m2 de canteiros de temperos, ervas medicinais, legumes e verduras, além de uma composteira que recebe todo material orgânico dispensado da cozinha da escola. As crianças acompanhadas das professoras desenvolvem os cuidados com a horta biológica.

JARDIM – além do playground utilizando a madeira como material base, o jardim é ambiente investigativo e local de exploração pelos pequenos.

Considerando a idade das crianças, o 1º Ano do Ensino Fundamental integra esse núcleo e além das atividades descritas, seu programa têm aulas de Inglês, Arte e Educação Física. O material utilizado é o ÉTICO, da Somos Educação.

Todo esse projeto é voltado para a autonomia, o trabalho em equipe e o pensamento criativo. Com um olhar afetuoso e atento, o educador faz a mediação do conhecimento, independente do espaço físico utilizado.

A DOCUMENTAÇÃO é parte decisiva de todo o processo de desenvolvimento das crianças e de ajustes no planejamento. Além da observação e anotação diária ela está à disposição de todos e um resumo do desenvolvimento de cada criança é entregue aos pais no final de cada bimestre.

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I, através de projetos especiais, desenvolve em cada série conceitos pertinentes a idade dos 7 aos 10 anos. Estimula a vivência em grupo, o estudo do meio, o espírito de observação, o desenvolvimento do raciocínio e o gosto pela leitura. Os alunos têm aulas de inglês, artes e informática. 

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II instiga o aluno em projetos que visam a autonomia, o espírito crítico e empreendedor. As tarefas diárias são dosadas em cada disciplina de modo que o aluno sinta-se desafiado e comprometido com a aprendizagem. Aulas de filosofia, artes, informática, inglês e espanhol, fazem parte do currículo, além do instigante e esportivo INTERCLASSES

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos são estimulados e orientados na escolha de suas carreiras. A promoção de palestras, encontro com profissionais e visitas às universidades ocorrem conforme calendário anual. Os simulados bimestrais, oferecidos desde o 9º Ano, são a garantia de treino às questões elaboradas pelas melhores universidades e condizentes às transformações dos processos seletivos, como o ENEM. Além das aulas da manhã, incluímos na grade horária, aulas à tarde uma vez por semana.